Curriculum

Mónica Sara Silva de Palacios

Possui graduação em BACHAREL EM CASTELHANO, LITERATURA E LATIM – PROFESSORADO MARIANO ACOSTA (1976) e mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2000), atuando principalmente nos seguintes temas: espanhol, material didático para o ensino do espanhol e ensino de espanhol.

Dados Pessoais
Nome Mónica Sara Silva de Palacios
Nome em citações bibliográficas PALACIOS, M. S. S.

Formação Acadêmica/Titulação 

1998 – 2000 Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada).
Universidade de São Paulo, USP, Sao Paulo, Brasil
Título: Na cadência poética de Matilde Rosa Araújo e aruptura entre o mundo real e o mundo imaginário de Marina Colasanti. Ano de obtenção: 2000
Orientador: Dra. Lucia Pimentel Góes

1990 – 1994 Especialização em Revalidação na Fac de Filosofia e Ciências Humanas.
Universidade de São Paulo, USP, Sao Paulo, Brasil
Título: Revalidação na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USP

1972 – 1976 Graduação em BACHAREL EM CASTELHANO, LITERATURA E LATIM.
PROFESSORADO MARIANO ACOSTA, PMA, Argentina

1967 – 1969 Aperfeiçoamento em Professora Normal Nacional.
Magistério Colégio Espírito Santo, MCES, Argentina
Título: Professora Normal Nacional

1997 – 1998 Aperfeiçoamento em Teoria Literaria e Literatura Comparada.
Universidade de São Paulo, USP, Sao Paulo, Brasil
Título: Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas

Livros publicados 

Cartas de Manú. Editora Livrus. 2014

Aventuras de Filipo. Editora Livrus. 2015

Livros paradidáticos:
Co autoria. Espanhol, para o ensino médio.
Volumem único.
Serie Parámetros. Editora Scipione.2004 

Formação complementar 

1993 – 1993 Extensão universitária em Três Modelos do Teatro Espanhol do Século XX.
Universidade de São Paulo, USP, Sao Paulo, Brasil
Palavras-chave: LITERATURA COMPARADA

1994 – 1994 Outros.
Instituto Sinergia de Programação Neurolingüística, ISPN, Brasil
Palavras-chave: Auto Conhecimento, Auto Estima e Objetivo Comunica

1994 – 1994 Curso de Suprimento/aperfeiçoamento.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – RS, SENAC/RS, Porto Alegre, Brasil
Palavras-chave: Taller de Actividades Comunicativas

1995 – 1995 Extensão universitária em Enc. de Escri. da Lit. Infantil e Juvenil.
Universidade de São Paulo, USP, Sao Paulo, Brasil
Palavras-chave: LITERATURA INFANTO-JUVENIL

1995 – 1995 Curso de curta duração em Curso de Francês.
Alianca Francesa – Delegação Geral, AF/RJ, Rio De Janeiro, Brasil
Palavras-chave: ENSINO DE LINGUA ESTRANGEIRA

1996 – 1996 Extensão universitária em Curso de Literatura Infantil Juvenil I-II-III.
Universidade de São Paulo, USP, Sao Paulo, Brasil
Palavras-chave: LITERATURA INFANTIL

1996 – 1996 Extensão universitária em IV Sem.de Dif. Esp.de la Ens. del Esp.Lusohablante.
COLÉGIO MIGUEL DE CERVANTES, CMC, Brasil
Palavras-chave: ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

1997 – 1997 Curso de Literatura Infanto Juvenil.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Sao Paulo, Brasil
Palavras-chave: LITERATURA INFANTIL

1997 – 1997 Extensão universitária em Seminário: O Jogo e a Literatura Infantil.
Universidade de São Paulo, USP, Sao Paulo, Brasil
Palavras-chave: LITERATURA INFANTIL

1998 – 1998 Extensão universitária em II Encontro de Est. Comp.de Lit. de Língua Port..
Universidade de São Paulo, USP, Sao Paulo, Brasil
Palavras-chave: LITERATURA COMPARADA

1998 – 1998 Extensão universitária em Pontos de intersecção entre a Lit. e a Psicanálise.
Universidade de São Paulo, USP, Sao Paulo, Brasil
Palavras-chave: LITERATURA COMPARADA

1999 – 1999 Curso de curta duração em La li. en la enseñanza de Español/LE- JML Megías.
COLÉGIO MIGUEL DE CERVANTES, CMC, Brasil
Palavras-chave: ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

1999 – 1999 Extensão universitária em Curso de Psicomotricidade/ ANDRÉ TRINDADE.
Escola Santo Inácio, ESI, Brasil
Palavras-chave: Psicomotricidade

1999 – 1999 Extensão universitária em Conferência para Prof. de Ens. de LE.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – AM, SENAC/AM, Manaus, Brasil
Palavras-chave: ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

1999 – 1999 Curso de curta duração em II Jornadas de Didáctica del Español como L E.
COLÉGIO MIGUEL DE CERVANTES, CMC, Brasil
Palavras-chave: ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

1999 – 1999 Extensão universitária em 6º. Educar – Congresso Internacional de Educação.
STUDIUM Assessoria Empresarial, STUDIUM, Brasil
Palavras-chave: ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

2000 – 2000 Curso de curta duração em IV Jornada Didática de Espanhol.
Instituto Cervantes, IC, Rio De Janeiro, Brasil
Palavras-chave: ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

2000 – 2000 Curso de curta duração em II Jorn. de Didác. del Esp. como lengua extranjera.
Instituto Cervantes, IC, Rio De Janeiro, Brasil
Palavras-chave: ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

2000 – 2000 Extensão universitária em Curso Superior para professores de Espanhol.
Instituto Ortega y Gasset, IOG, Espanha
Palavras-chave: ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

2005 – 2005 Curso de curta duração em II Simp. Didáctica de Esp. para Extranjeros.
Instituto Cervantes, IC, Rio De Janeiro, Brasil
Palavras-chave: Ensino e Lingua Espanhola

2005 – 2005 Extensão universitária em I Jornadas Nacionales de Didácticas Específicas.
UNIVERSIDAD NACIONAL DE GENERAL SAN MARTIN, UNGSM, Argentina
Palavras-chave: ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

2005 – 2005 Curso de curta duração em I Jorn. de Didáctica del Espl como lengua extranja.
Instituto Cervantes, IC, Rio De Janeiro, Brasil
Palavras-chave: ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

2006 – 2006 Curso de curta duração em El registro académico del español.
REVER, REVER, Brasil
Palavras-chave: ENSINO DE ESPANHOL

2006 – 2006 Curso de curta duração em 33rd International Systemic Functional Congress.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Sao Paulo, Brasil
Palavras-chave: Systemic Functional Congress

2006 – 2006 Curso de curta duração em Analysing transitivity by Geoff Thompson.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Sao Paulo, Brasil
Palavras-chave: Analysing transitivity by Geoff Thompson 


Atuação profissional 

Vínculo institucional

2003 – 2003
1. Connections – CONN
Vínculo: Professora de Espanhol Regime: Dedicação Exclusiva

2. Faculdade de Belas Artes – FBA
Vínculo institucional
2001 – 2003 Vínculo: PROFESSORA DE ESPANHOL , Enquadramento funcional: PROFESSORA TITULAR DE ESPANHOL, Regime: Parcial

3. The English Factory – EF
Vínculo institucional
1999 – 2002 Vínculo: COORDENADORA PEDAGÓGICA , Enquadramento funcional: Coordenadora Pedagógica do Dep Espanhol, Regime: Parcial

4. STUDIUM Assessoria Empresarial – STUDIUM
Vínculo institucional
1999 – 1999 Vínculo: PROFESSORA , Enquadramento funcional: PROFESSORA, Regime: Parcial

5. Escola Santo Inácio – ESI
Vínculo institucional
1998 – 1999 Vínculo: Escola Santo Inácio , Enquadramento funcional: Escola Santo Inácio, Regime: Parcial

6. CEL-LEP – CEL-LEP
Vínculo institucional
1995 – 1999 Vínculo: Professora de Espanhol , Enquadramento funcional: Professora de Espanhol, Regime: Parcial

7. CALEe – CALEE
Vínculo institucional
1995 – 1997 Vínculo: Professora de Espanhol , Enquadramento funcional: Professora de Espanhol, Regime: Parcial

8. IDIOMA CENTRO DE LÍNGUAS – ICL
Vínculo institucional
1980 – 1982 Vínculo: Professora de Espanhol , Enquadramento funcional: Professora de Espanhol, Regime: Parcial

9. ESCOLAS DE ENSINO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO – EEPS
Vínculo institucional
1973 – 1975 Vínculo: Professora de Castelhano , Enquadramento funcional: Professora de Castelhano, Regime: Parcial
Produção em C, T& A 

Produção bibliográfica 

Livros publicados
1. PALACIOS, M. S. S., GEORGINA MENDIETA CATINO
ESPANHOL para o ensino médio. SÃO PAULO : SCIPIONE, 2004
Palavras-chave: ESPANHOL
Áreas do conhecimento : ENSINO DE LINGUA ESPANHOLA
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso

Produção Técnica
Demais produções técnicas
1. PALACIOS, M. S., PALACIOS, M. S. S.
Materiales para la ensenanza de Espanol como Lengua Extranjera, 2008. (Outro, Curso de curta duração ministrado)
Palavras-chave: Material Didático para o Ensino do Espanhol
Áreas do conhecimento : Lingüística Aplicada
Setores de atividade : Educação
Referências adicionais : Brasil/Português. 6 horas. Meio de divulgação: Outro

Eventos 


Participação em eventos
1. Apresentação Oral no(a) Simposio Internacional de Lengua Espanola, 2008. (Simpósio)
La ensenanza de Espanol.
2. 4th ALSFAL-Associação de Lingüística Sistêmico-Funcional da América Latina, 2008. (Encontro)
3. Simposio Internacional de Lengua Espanola, 2008. (Simpósio)
4. I SIMPOSIO INTERNACIONAL DE LENGUA Y LITERATURA ESPAÑOLA E HISPANOAMERICANA, 2007. (Simpósio)
5. V CONGRESSO iNTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE lINGUÍSTICA, 2007. (Congresso)
6. Congreso Internacional de Linguistica Aplicada, 2007. (Congresso)
7. Apresentação (Outras Formas) no(a)ISFC 33 Post-Congress Institute, 2006. (Congresso)
ISFC 33 Post-Congress Institute. 

Totais de produção 

Produção bibliográfica

1. Apresentações de Trabalhos (Simpósio)

2. Produção Técnica
Curso de curta duração ministrado (outro) 1

1. Palestras A aquisição da consciência lingüística através de uma mudança de Postura frente ao ensino de Espanhol. Faculdade Taboão da Serra. – 2005

II Simposio de Didáctica de Español. Cervantes Rio- Un curso de español ..en um ambiente corporativo. – 2005

Un taller sobre lectura. Sensibilizándonos para poder sensibilizar. – 2005

Universidad Nacional de General San Martín- Buenos Aires Un cambio de postura en la creación de cursos de español para Negocios. – 2005

Faculdade Taboão da Serra- La adquisición de la conciencia lingüística através de un cambio de postura. 2005

Buenos Aires- Feria del Libro – Congreso 2003

Trelew – IX Congreso de Lit. Infantil e Juvenil 2002

Cuba- Congreso sobre Educación y Literatura 2002

I Congreso Internacional de Literatura Infantil y Juvenil 2001

Universidad Nacional del Comahue. Patagonia Argentina 2007

Congreso iBBy – Cartagena de Índias – Colômbia 2000

7th Annual Teaching/Administrative Encounter CEL LEP – São Paulo 1998

Encontro de estudos comparados da literatura de Língua Portuguesa 1998

Encontro de Professores de Espanhol – Miguel de Cervantes – SP 1997

CURSO NO EXTERIOR Buenos Aires – Argentina 1972-1975

Literatura Francesa do Século XX Personagem de don Juan nas Letras, Música e Pintura Como orientar-se na análise de um texto literário

Universidad Nacional de General San Martín – UNSAM. ( Apresentación del Trabajo: Etapas y características fundamentales para el montaje de um curso de español en um ambiente corporativo). 2005

Un curso de español en un ambiente corporativo- Cervantes – 2005

II Simposio de Didáctica de Español para Extranjeros – Cervantes- 2005

Español de negocios- Cervantes – 2005

Apresentação: Cervantes/RJ SOBRE: Minicurso – 2005

O Conto Argentino na Década de 60 Literatura Espanhola Contemporânea A Narrativa Argentina Atual
33rd International Systemic Functional Congress- PUC/SP 2006

El registro academico del español. PUC/SP 2006

El uso de español en La correspondencia…. Cervantes- 2007

Simposio Internacional de Lengua e Literat. Española- Cervantres- 2007

Materiales para La Enseñanza y La Evaluación del Espa~mnol como. Lengua Extrabjera- Thomson- 2007

XII Congreso Brasileño de Profesores de Español- AMPLE- 2007

Contação de histórias em espanhol para crianças Brasil.eiras- FFLCH/USP 2010

1º Encuentro Disal/Edelsa 2010

La lectura en Clase- APPESP- 2011

Contação de histórias en español para crianças brasileiras. FFLCH/USP/APEESP – 2012

Acciones didácticas: tareas y proyectos em El aprendizaje de ELE – 2012

La narrativa infanto Juvenil- Buenos Aires- 2013

Jornadas Internacionales de Literatura Infantil y Juvenil en Buenos Aires- 2014