Mónica Sara Silva de Palacios
Possui graduação em BACHAREL EM CASTELHANO, LITERATURA E LATIM – PROFESSORADO MARIANO ACOSTA (1976) e mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2000), atuando principalmente nos seguintes temas: espanhol, material didático para o ensino do espanhol e ensino de espanhol.
Dados Pessoais
Nome Mónica Sara Silva de Palacios
Nome em citações bibliográficas PALACIOS, M. S. S.
Formação Acadêmica/Titulação 1998 – 2000 Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada). 1990 – 1994 Especialização em Revalidação na Fac de Filosofia e Ciências Humanas. 1972 – 1976 Graduação em BACHAREL EM CASTELHANO, LITERATURA E LATIM. 1967 – 1969 Aperfeiçoamento em Professora Normal Nacional. 1997 – 1998 Aperfeiçoamento em Teoria Literaria e Literatura Comparada.
Universidade de São Paulo, USP, Sao Paulo, Brasil
Título: Na cadência poética de Matilde Rosa Araújo e aruptura entre o mundo real e o mundo imaginário de Marina Colasanti. Ano de obtenção: 2000
Orientador: Dra. Lucia Pimentel Góes
Universidade de São Paulo, USP, Sao Paulo, Brasil
Título: Revalidação na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USP
PROFESSORADO MARIANO ACOSTA, PMA, Argentina
Magistério Colégio Espírito Santo, MCES, Argentina
Título: Professora Normal Nacional
Universidade de São Paulo, USP, Sao Paulo, Brasil
Título: Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas
Livros publicados Cartas de Manú. Editora Livrus. 2014 Aventuras de Filipo. Editora Livrus. 2015 Livros paradidáticos:
Co autoria. Espanhol, para o ensino médio.
Volumem único.
Serie Parámetros. Editora Scipione.2004
Formação complementar 1993 – 1993 Extensão universitária em Três Modelos do Teatro Espanhol do Século XX. 1994 – 1994 Outros. 1994 – 1994 Curso de Suprimento/aperfeiçoamento. 1995 – 1995 Extensão universitária em Enc. de Escri. da Lit. Infantil e Juvenil. 1995 – 1995 Curso de curta duração em Curso de Francês. 1996 – 1996 Extensão universitária em Curso de Literatura Infantil Juvenil I-II-III. 1996 – 1996 Extensão universitária em IV Sem.de Dif. Esp.de la Ens. del Esp.Lusohablante. 1997 – 1997 Curso de Literatura Infanto Juvenil. 1997 – 1997 Extensão universitária em Seminário: O Jogo e a Literatura Infantil. 1998 – 1998 Extensão universitária em II Encontro de Est. Comp.de Lit. de Língua Port.. 1998 – 1998 Extensão universitária em Pontos de intersecção entre a Lit. e a Psicanálise. 1999 – 1999 Curso de curta duração em La li. en la enseñanza de Español/LE- JML Megías. 1999 – 1999 Extensão universitária em Curso de Psicomotricidade/ ANDRÉ TRINDADE. 1999 – 1999 Extensão universitária em Conferência para Prof. de Ens. de LE. 1999 – 1999 Curso de curta duração em II Jornadas de Didáctica del Español como L E. 1999 – 1999 Extensão universitária em 6º. Educar – Congresso Internacional de Educação. 2000 – 2000 Curso de curta duração em IV Jornada Didática de Espanhol. 2000 – 2000 Curso de curta duração em II Jorn. de Didác. del Esp. como lengua extranjera. 2000 – 2000 Extensão universitária em Curso Superior para professores de Espanhol. 2005 – 2005 Curso de curta duração em II Simp. Didáctica de Esp. para Extranjeros. 2005 – 2005 Extensão universitária em I Jornadas Nacionales de Didácticas Específicas. 2005 – 2005 Curso de curta duração em I Jorn. de Didáctica del Espl como lengua extranja. 2006 – 2006 Curso de curta duração em El registro académico del español. 2006 – 2006 Curso de curta duração em 33rd International Systemic Functional Congress. 2006 – 2006 Curso de curta duração em Analysing transitivity by Geoff Thompson.
Universidade de São Paulo, USP, Sao Paulo, Brasil
Palavras-chave: LITERATURA COMPARADA
Instituto Sinergia de Programação Neurolingüística, ISPN, Brasil
Palavras-chave: Auto Conhecimento, Auto Estima e Objetivo Comunica
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – RS, SENAC/RS, Porto Alegre, Brasil
Palavras-chave: Taller de Actividades Comunicativas
Universidade de São Paulo, USP, Sao Paulo, Brasil
Palavras-chave: LITERATURA INFANTO-JUVENIL
Alianca Francesa – Delegação Geral, AF/RJ, Rio De Janeiro, Brasil
Palavras-chave: ENSINO DE LINGUA ESTRANGEIRA
Universidade de São Paulo, USP, Sao Paulo, Brasil
Palavras-chave: LITERATURA INFANTIL
COLÉGIO MIGUEL DE CERVANTES, CMC, Brasil
Palavras-chave: ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Sao Paulo, Brasil
Palavras-chave: LITERATURA INFANTIL
Universidade de São Paulo, USP, Sao Paulo, Brasil
Palavras-chave: LITERATURA INFANTIL
Universidade de São Paulo, USP, Sao Paulo, Brasil
Palavras-chave: LITERATURA COMPARADA
Universidade de São Paulo, USP, Sao Paulo, Brasil
Palavras-chave: LITERATURA COMPARADA
COLÉGIO MIGUEL DE CERVANTES, CMC, Brasil
Palavras-chave: ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA
Escola Santo Inácio, ESI, Brasil
Palavras-chave: Psicomotricidade
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – AM, SENAC/AM, Manaus, Brasil
Palavras-chave: ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA
COLÉGIO MIGUEL DE CERVANTES, CMC, Brasil
Palavras-chave: ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA
STUDIUM Assessoria Empresarial, STUDIUM, Brasil
Palavras-chave: ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA
Instituto Cervantes, IC, Rio De Janeiro, Brasil
Palavras-chave: ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA
Instituto Cervantes, IC, Rio De Janeiro, Brasil
Palavras-chave: ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA
Instituto Ortega y Gasset, IOG, Espanha
Palavras-chave: ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA
Instituto Cervantes, IC, Rio De Janeiro, Brasil
Palavras-chave: Ensino e Lingua Espanhola
UNIVERSIDAD NACIONAL DE GENERAL SAN MARTIN, UNGSM, Argentina
Palavras-chave: ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA
Instituto Cervantes, IC, Rio De Janeiro, Brasil
Palavras-chave: ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA
REVER, REVER, Brasil
Palavras-chave: ENSINO DE ESPANHOL
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Sao Paulo, Brasil
Palavras-chave: Systemic Functional Congress
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Sao Paulo, Brasil
Palavras-chave: Analysing transitivity by Geoff Thompson
Atuação profissional Vínculo institucional 2003 – 2003 2. Faculdade de Belas Artes – FBA 3. The English Factory – EF 4. STUDIUM Assessoria Empresarial – STUDIUM 5. Escola Santo Inácio – ESI 6. CEL-LEP – CEL-LEP 7. CALEe – CALEE 8. IDIOMA CENTRO DE LÍNGUAS – ICL 9. ESCOLAS DE ENSINO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO – EEPS
1. Connections – CONN
Vínculo: Professora de Espanhol Regime: Dedicação Exclusiva
Vínculo institucional
2001 – 2003 Vínculo: PROFESSORA DE ESPANHOL , Enquadramento funcional: PROFESSORA TITULAR DE ESPANHOL, Regime: Parcial
Vínculo institucional
1999 – 2002 Vínculo: COORDENADORA PEDAGÓGICA , Enquadramento funcional: Coordenadora Pedagógica do Dep Espanhol, Regime: Parcial
Vínculo institucional
1999 – 1999 Vínculo: PROFESSORA , Enquadramento funcional: PROFESSORA, Regime: Parcial
Vínculo institucional
1998 – 1999 Vínculo: Escola Santo Inácio , Enquadramento funcional: Escola Santo Inácio, Regime: Parcial
Vínculo institucional
1995 – 1999 Vínculo: Professora de Espanhol , Enquadramento funcional: Professora de Espanhol, Regime: Parcial
Vínculo institucional
1995 – 1997 Vínculo: Professora de Espanhol , Enquadramento funcional: Professora de Espanhol, Regime: Parcial
Vínculo institucional
1980 – 1982 Vínculo: Professora de Espanhol , Enquadramento funcional: Professora de Espanhol, Regime: Parcial
Vínculo institucional
1973 – 1975 Vínculo: Professora de Castelhano , Enquadramento funcional: Professora de Castelhano, Regime: Parcial
Produção em C, T& A
Produção bibliográfica Livros publicados Produção Técnica
1. PALACIOS, M. S. S., GEORGINA MENDIETA CATINO
ESPANHOL para o ensino médio. SÃO PAULO : SCIPIONE, 2004
Palavras-chave: ESPANHOL
Áreas do conhecimento : ENSINO DE LINGUA ESPANHOLA
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso
Demais produções técnicas
1. PALACIOS, M. S., PALACIOS, M. S. S.
Materiales para la ensenanza de Espanol como Lengua Extranjera, 2008. (Outro, Curso de curta duração ministrado)
Palavras-chave: Material Didático para o Ensino do Espanhol
Áreas do conhecimento : Lingüística Aplicada
Setores de atividade : Educação
Referências adicionais : Brasil/Português. 6 horas. Meio de divulgação: Outro
Eventos
Participação em eventos
1. Apresentação Oral no(a) Simposio Internacional de Lengua Espanola, 2008. (Simpósio)
La ensenanza de Espanol.
2. 4th ALSFAL-Associação de Lingüística Sistêmico-Funcional da América Latina, 2008. (Encontro)
3. Simposio Internacional de Lengua Espanola, 2008. (Simpósio)
4. I SIMPOSIO INTERNACIONAL DE LENGUA Y LITERATURA ESPAÑOLA E HISPANOAMERICANA, 2007. (Simpósio)
5. V CONGRESSO iNTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE lINGUÍSTICA, 2007. (Congresso)
6. Congreso Internacional de Linguistica Aplicada, 2007. (Congresso)
7. Apresentação (Outras Formas) no(a)ISFC 33 Post-Congress Institute, 2006. (Congresso)
ISFC 33 Post-Congress Institute.
Totais de produção Produção bibliográfica 1. Apresentações de Trabalhos (Simpósio) 2. Produção Técnica 1. Palestras A aquisição da consciência lingüística através de uma mudança de Postura frente ao ensino de Espanhol. Faculdade Taboão da Serra. – 2005 II Simposio de Didáctica de Español. Cervantes Rio- Un curso de español ..en um ambiente corporativo. – 2005 Un taller sobre lectura. Sensibilizándonos para poder sensibilizar. – 2005 Universidad Nacional de General San Martín- Buenos Aires Un cambio de postura en la creación de cursos de español para Negocios. – 2005 Faculdade Taboão da Serra- La adquisición de la conciencia lingüística através de un cambio de postura. 2005 Buenos Aires- Feria del Libro – Congreso 2003 Trelew – IX Congreso de Lit. Infantil e Juvenil 2002 Cuba- Congreso sobre Educación y Literatura 2002 I Congreso Internacional de Literatura Infantil y Juvenil 2001 Universidad Nacional del Comahue. Patagonia Argentina 2007 Congreso iBBy – Cartagena de Índias – Colômbia 2000 7th Annual Teaching/Administrative Encounter CEL LEP – São Paulo 1998 Encontro de estudos comparados da literatura de Língua Portuguesa 1998 Encontro de Professores de Espanhol – Miguel de Cervantes – SP 1997 CURSO NO EXTERIOR Buenos Aires – Argentina 1972-1975 Literatura Francesa do Século XX Personagem de don Juan nas Letras, Música e Pintura Como orientar-se na análise de um texto literário Universidad Nacional de General San Martín – UNSAM. ( Apresentación del Trabajo: Etapas y características fundamentales para el montaje de um curso de español en um ambiente corporativo). 2005 Un curso de español en un ambiente corporativo- Cervantes – 2005 II Simposio de Didáctica de Español para Extranjeros – Cervantes- 2005 Español de negocios- Cervantes – 2005 Apresentação: Cervantes/RJ SOBRE: Minicurso – 2005 O Conto Argentino na Década de 60 Literatura Espanhola Contemporânea A Narrativa Argentina Atual El registro academico del español. PUC/SP 2006 El uso de español en La correspondencia…. Cervantes- 2007 Simposio Internacional de Lengua e Literat. Española- Cervantres- 2007 Materiales para La Enseñanza y La Evaluación del Espa~mnol como. Lengua Extrabjera- Thomson- 2007 XII Congreso Brasileño de Profesores de Español- AMPLE- 2007 Contação de histórias em espanhol para crianças Brasil.eiras- FFLCH/USP 2010 1º Encuentro Disal/Edelsa 2010 La lectura en Clase- APPESP- 2011 Contação de histórias en español para crianças brasileiras. FFLCH/USP/APEESP – 2012 Acciones didácticas: tareas y proyectos em El aprendizaje de ELE – 2012 La narrativa infanto Juvenil- Buenos Aires- 2013 Jornadas Internacionales de Literatura Infantil y Juvenil en Buenos Aires- 2014
Curso de curta duração ministrado (outro) 1
33rd International Systemic Functional Congress- PUC/SP 2006