PRIMEIRA PARTE: O BOOM LATINO-AMERICANO
Condução: Mónica Palacios

A proposta dos três encontros iniciais que compõem essa primeira parte do curso é compartilhar as causas e características do boom latino-americano, a explosão literária dos anos 60 até 70 que teve repercussão não só na América Latina como na Europa e no mundo em geral. Ao mesmo tempo, pretende-se oferecer uma oportunidade de os participantes se deleitarem com os contos de alguns autores que foram os pilares desse movimento.

A possibilidade de se trabalhar alguns contos de escritores como Garcia Marquez, Cortázar, Vargas Llosa e Carlos Fuentes pode ser um “abrir portas” a outros gêneros desses mesmos autores e a conhecer suas anedotas, características estilísticas e motivações que os levaram a este ou aquele personagem. Também a poder observar o vocabulário, as imagens, a representatividade ou não de suas influências, entender a história além do linear, conhecer as entrelinhas e desfrutar de cada estilo.

Com uma proposta curta de apenas três encontros, este não pretende ser um curso superior aprofundado. Estaremos felizes se conseguirmos motivar muitos novos leitores a conhecer a produção literária de autores do nosso continente com um olhar mais atento e profundo.

A continuidade das aulas está prevista para 2018, quando, então, poderá haver um maior aprofundamento, tanto no que diz respeito aos representantes do movimento quanto às próprias obras.

A QUEM SE DESTINA: aberto a todos os interessados em literatura.

QUANDO:

Três encontros – 27 de setembro, 25 de outubro e 22 de novembro, quartas-feiras, 19h30 às 21h30.

TEMAS:

27-09    Mundo mágico – Garcia Marquez
25-10    Variáveis narrativas – Carlos Fuentes
22-11    Quebra da descrição tradicional – Vargas Llosa

VALOR: R$ 70,00 por encontro.
R$ 55,00 para quem se inscrever para todo o curso
(incluso material impresso das aulas).

Necessária inscrição antecipada.

VAGAS LIMITADAS

Inscreva-se!

 

Compartilhe!
Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Google+Share on LinkedIn